Dia da Bíblia

2022 - 12 - 11

Post cover
Image courtesy of "CartaCapital"

No Dia da Bíblia, é preciso falar sobre como ela tem sido maltratada (CartaCapital)

Há quem prefira um deus autoritário, dominador, general de exércitos, sustentador de torturadores e milicianos... Não é aquele mostrado por Jesus.

Do conjunto fascinante de textos da Bíblia, aprendemos que é fácil tentar fazer de Deus a imagem e semelhança de pessoas e grupos. E é neste ponto que é preciso reconhecer que toda e qualquer afirmação que venha de políticos, de líderes religiosos e de pessoas comuns que façam uso da Bíblia para defender armas, a eliminação de inimigos ou para justificar golpes de Estado são blasfêmia. Além do abuso ideológico descrito acima, construiu-se, com textos bíblicos, a ideia de que o presidente da República, que ocupou o poder nos últimos quatro anos, era um escolhido de deus e deveria obter outro mandato. Há quem prefira um deus autoritário, dominador, general de exércitos, sustentador de torturadores e milicianos… A ética do amor contida na Bíblia é aquela que rechaça e enfrenta a violência, a desigualdade, a exclusão de pessoas. Jesus aparece para realçar as palavras dos profetas questionadores do regime, para apregoar um governo, de fato, coerente com o desejo de Deus (Reino de Deus) que, além de comida, bebida, saúde e salário justo (tudo contido nas histórias que ele contava), é vida em comunidade, partilha, sem que nada falte para ninguém. A pauta do amor de Deus pelo mundo, encarnado em Jesus, é justiça, amor, misericórdia, perdão, reconciliação e redenção. Quando há dúvida entre um ou outro texto, cristãos coerentes sabem que são as palavras e atitudes atribuídas aos profetas e a Jesus os pontos centrais de orientação para se viver a fé de forma digna e comprometida. Já quem achava que não há distinção para Deus, que a todos vê e ama igualmente, escreveu de forma bem diferente – como mostram os livros de Rute e de Jonas. Uma das características mais interessantes dos textos bíblicos é que eles não descartam as contradições humanas: estão todas ali nas situações mais distintas, registradas a partir de diferentes formas de interpretar a fé e a vontade divina. A Bíblia é um conjunto de escritos com belíssimas narrativas, ensinamentos, leis sociais, poesias, produzidos por pessoas e comunidades de diferentes origens (a maioria delas anônimas e muito simples), em distintas épocas e locais. Descartemos, por ora, a importante discussão sobre a aprovação de uma lei como esta por um Congresso Nacional regido por uma Constituição Federal que afirma ser o Estado laico.

Post cover
Image courtesy of "Portal News"

Bíblia fechada (Portal News)

No Livro Guinness, dos recordes, a Bíblia é listada como o livro mais vendido de todos os tempos, com mais de cinco bilhões de cópias vendidas e ...

A Bíblia é para ser lida e meditada e não para ser escondida e fechada. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê Jesus não é um "homem-deus" como Hitler quis ser, mas, sim, o "Deus-Homem" que morreu por nós. Em mais de 60 países, em datas variadas, os cristãos agradecem a Deus a sua Palavra Revelada em 2.000 línguas e dialetos. A Bíblia, sem dúvida, é o grande best-seller da história da humanidade. O versículo terceiro afirma de Jesus, sendo Ele o Cristo de Deus: "Todas as coisas no princípio foram feitas por intermédio dEle, e sem Ele nada do que foi feito se fez".

Post cover
Image courtesy of "Folha de Italva"

Dia Da Bíblia: Evangélicos de Italva comemoram com grande ... (Folha de Italva)

Júlio Daciano da 4ª Igreja Batista, Pr. Adílio Machado da Silva Junior da, PIB de Italva, Pr. Eduardo Oliveira e Pastora Roberta Bretas do Ministério Kairós em ...

Jorge da Igreja Assembleia de Deus Ministério CEADER, Pr. Mário Silva, da Igreja Batista Betel, Pr Jurandir da Igreja Batista Ebenézer, em Guarnere, Pr. Daniel Pandino, da Igreja Batista Central de Italva, Pr.

Post cover
Image courtesy of "Política Etc"

Agenda: Violência contra a mulher, Dia da Bíblia e concessão de ... (Política Etc)

O vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), autor da propositura, justificou a homenagem: “Pela forma honesta, proba e cordial com a qual desempenha sua ...

A campanha nacional “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” mobiliza diversos setores, anualmente, para a conscientização da população quanto aos tipos de agressão contra meninas e mulheres. Para o parlamentar Damásio Franca (PP), que solicitou a sessão: “Independente do tipo de violência cometido, os direitos humanos da mulher e sua integridade física, psicológica e moral são desrespeitados. Já na quinta-feira (15), a partir das 13h, ocorrerá a primeira sessão especial da semana, em alusão ao Dia da Bíblia, comemorado no segundo domingo de dezembro.

Explore the last week