Nascimento de Jesus

2022 - 12 - 24

Post cover
Image courtesy of "Diário Online"

Você sabia? Nascimento de Jesus não foi no dia 25; entenda (Diário Online)

Muito se questiona também o motivo de o Natal ser celebrado nessa data, uma vez que a data real ainda é alvo de polêmicas.

No ano 325, os cristãos, que chegaram a ser perseguidos pelo império romano, conquistaram o direito à liberdade de culto, foi então que, em 380, o cristianismo se tornou a religião oficial dos romanos. Tudo o que se tem registrado é nascimento do menino Jesus. As celebrações natalinas estão entre nós e todo ano surgem as mesmas dúvidas: afinal, Jesus Cristo nasceu ou não no dia 25 de dezembro?

Post cover
Image courtesy of "Campos24Horas"

Nascimento de Jesus não foi dia 25; por que Natal é celebrado ... (Campos24Horas)

A data real do nascimento de Jesus é alvo de polêmica em todo Natal. O evento é celebrado por católicos em todo o mundo no dia 25 de dezembro, mas a fig.

(leia mais abaixo) O evento é celebrado por católicos em todo o mundo no dia 25 de dezembro, mas a figura principal do cristianismo não nasceu nesta data. A data real do nascimento de Jesus é alvo de polêmica em todo Natal.

Post cover
Image courtesy of "G1"

O que era a Saturnália, rito romano pagão ao qual se atribui a ... (G1)

Uma festa romana em homenagem ao deus Saturno, que acontecia em dezembro, é vista pelos historiadores como uma das principais origens da celebração do ...

Ambos envolviam senhores e servos ou escravos trocando papéis por um dia", observa Johnson. Então, começou-se a supor que Jesus havia nascido em dezembro. "Ele era o deus do tempo, da agricultura e das coisas sobrenaturais. "Os costumes festivos e desregrados da Saturnália na mesma época do ano naturalmente migraram para a prática cristã, uma vez que no século 4 o Cristianismo estava se tornando mais proeminente na sociedade romana. "E é nesse documento que se faz a primeira menção que 25 de dezembro é o nascimento de Jesus", acrescenta a historiadora. presentes eram trocados.

Post cover
Image courtesy of "maisoeste"

Polêmica no Natal: Nascimento de Jesus não foi dia 25 (maisoeste)

Fernando Ripoli, professor na Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, enfatiza que Jesus não nasceu em 25 de dezembro. Marcelo Carneiro, ...

Marcelo Carneiro, professor da pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo. A verdade é que não se sabe quando Ele teria nascido, mas a única certeza é que não foi no dia 25 de dezembro. Fernando Ripoli, professor na Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, enfatiza que Jesus não nasceu em 25 de dezembro.

Post cover
Image courtesy of "Observador"

Jesus não nasceu sempre da mesma maneira: uma história da ... (Observador)

A representação do nascimento de Cristo ao longo da História da Arte é um espelho das várias doutrinas teológicas que o Cristianismo foi adotando e que os ...

A narrativa foi sendo alterada, atualizada e moldada, surgindo assim diferentes versões da mesma história, tal como ainda hoje cada episódio histórico será olhado entre aquilo que foi o seu presente, passou a ser o seu passado e será o seu futuro. Por base, as descrições sumárias dos Evangelhos Canónicos de Lucas e Mateus, mas também as mais rebuscadas narrações dos Evangelhos Apócrifos, como o Proto-Evangelho de S. Aquela que é considerada a história fundadora do Cristianismo será talvez a mais reproduzida, interpretada, revelada, mostrada e simbolizada de todos os tempos, atravessando séculos, discursos teológicos, movimentos, oscilações míticas e históricas.

Post cover
Image courtesy of "Trends BR"

Afinal, Jesus nasceu em 25 de dezembro do ano zero? (Trends BR)

Não há consenso sobre a data exata do nascimento de Jesus Cristo. A celebração do Natal em dezembro se deve a um festival romano.

[Sol Invictus](https://www.thecolchesterarchaeologist.co.uk/?p=22534#:~:text=The%20festival%20of%20Sol%20Invictus,was%20dedicated%20to%20Sol%20Invictus.), o Sol invencível, que marcava o fim do solstício (Verão no hemisfério sul), quando os dias começam a ficar mais longos. [celebram o Natal](https://www.trendsbr.com.br/cultura/conheca-os-efeitos-beneficos-do-incenso-da-mirra-e-do-ouro-dados-pelos-reis-magos-a-jesus) como sendo o nascimento de [Jesus de Nazaré](https://www.trendsbr.com.br/cultura/pesquisador-da-universidade-de-cambridge-no-reino-unido-sugere-que-jesus-cristo-era-transexual). A celebração do ano de nascimento de Jesus não era algo que os cristãos faziam nos primeiros séculos, explica o IFL Science. Outra teoria usa como base a famosa “Estrela de Belém”, que teria sido o sinal do nascimento de Jesus. Foram precisas várias décadas para que a celebração do nascimento de Jesus se tornasse parte da tradição cristã. Por sua vez, Lucas afirma que o nascimento de Jesus teria ocorrido durante o censo realizado pelo governador romano da Síria, mais conhecido como [Quirino](https://biblearchaeologyreport.com/2019/12/19/quirinius-an-archaeological-biography/). Historiadores tendem a considerar a conexão do nascimento de Cristo com a época de Herodes como sendo a mais correta. [Mateus menciona que o nascimento](https://www.trendsbr.com.br/cultura/sabia-que-o-nascimento-de-jesus-possui-incoerencias-nos-evangelhos-de-lucas-e-mateus) teria ocorrido durante a época de [Herodes I](https://www.ebiografia.com/herodes_i_o_grande/), o Grande. Desde então, estudiosos têm discutido a opção pela data 25 de dezembro. Não há consenso sobre a data exata do nascimento de Jesus Cristo. Mas estudiosos que associam o Filho de Deus da Bíblia ao [Jesus real](https://www.trendsbr.com.br/cultura/escultura-hiper-realista-revela-como-seria-o-corpo-de-jesus-cristo-a-partir-do-santo-sudario) tentam descobrir exatamente quando ele nasceu. [IFL Science](https://www.iflscience.com/when-was-jesus-really-born-66816), em primeiro lugar, não existiu o “Ano Zero”.

Post cover
Image courtesy of "L'Officiel Brasil"

Feliz Natal! Descubra os significados dos símbolos natalinos (L'Officiel Brasil)

Descubra os detalhes sobre as histórias de cada simbolo do Natal. 24.12.2022 por L'Officiel Hommes Brasil.

Dentre as canções mais conhecidas no mundo, "Noite Feliz" celebra a vinda de Cristo e sua mensagem de amor para o bem da humanidade. Horsley produziu, então, cartões com a mesma mensagem, que foram enviados aos entes queridos de seu cliente, na época ocupado demais para lhes escreve. Estrela: Conforme conta a narrativa bíblica, a estrela serviu de guia aos três reis magos, para que chegassem até o local onde Jesus nasceu. Os presépios surgiram na Itália, onde hábito de montá-los para celebrar a chegada do filho de Maria ao mundo se tornou popular. Pinheiro: Por serem as únicas árvores que mantêm suas folhas vivas e verdes mesmo no inverno, os pinheiros representam a esperança, a alegria e a mudança. Cada um dos enfeites típicos dessa época do ano carrega histórias e significados que relembram o quanto uma das festividades mais esperadas do ano é especial.

Post cover
Image courtesy of "JC Online"

ORIGEM DO NATAL: saiba a história do Natal e como surgiu o ... (JC Online)

Feriado cristão, o Natal ocorre todo dia 25 de dezembro. A data foi escolhida para recordar o nascimento de Jesus Cristo. No Brasil e em várias partes do mundo, ...

Já a maneira como o Papai Noel é representado hoje - um velhinho simpático que sempre veste roupas de inverno vermelhas e botas pretas - data do século 19. Felipe Aquino, professor e religioso ligado à comunidade católica Canção Nova, explica por que o presépio, cena constituída pela primeira vez na Itália, no século XIII, por São Francisco de Assis, é um dos símbolos mais importantes do Natal. Antes disso, na Roma Antiga, a Saturnália, festival agrícola dedicado ao deus Saturno, era realizada quatro dias após o solstício de inverno, que no hemisfério norte se dá no dia 21 de dezembro.

Post cover
Image courtesy of "G1"

Católicos lotam igrejas de Marília para celebrar nascimento de Cristo (G1)

Padre fala sobre importância da missa de Natal, celebração de preceito, ou seja, considerada obrigatória para todos os católicos; veja todos os horários das ...

Post cover
Image courtesy of "Aqui Acontece"

Celebrações do nascimento de Jesus abrem o tempo litúrgico do ... (Aqui Acontece)

Neste sábado, 24 de dezembro, a Igreja inicia o Tempo Litúrgico do Natal. É a comemoração do nascimento de Jesus Cristo, na qual se celebra a 'troca de dons ...

Nesta solenidade, é celebrada a manifestação de Jesus Cristo, Filho de Deus, “luz para iluminar todos os povos no caminho da salvação”. No domingo, dia 25, são duas missas: a da aurora e a do dia. Ainda no dia 24 de dezembro é celebrada a Missa da Noite.

Post cover
Image courtesy of "DeFato.com - Esportes"

Missas de Natal celebram o nascimento de Cristo; confira ... (DeFato.com - Esportes)

A reportagem do JORNAL DE FATO conversou com padre Crisanto Borges, reitor do Seminário de Santa Teresinha, e padre Flávio Augusto, pároco da Catedral de Santa ...

A fiel Francilene Costa informa que sempre vai às missas de Natal, por considerar ser o momento mais importante da história, que é o nascimento do Jesus. O ano para nós já começou quando iniciamos a preparação para o Natal e por isso reacende a chama da esperança por dias melhores, de construirmos coisas boas nesse mundo em que vivemos”, conclui o pároco da Catedral. Já na Catedral de Santa Luzia, a expectativa é de 1 mil a 1,5 mil pessoas participem de cada celebração que ocorre no local neste fim de semana. Por isso, é importante celebrar o Natal e reconhecer o nascimento do nosso Salvador, aquele que é o grande astro que brilha nas nossas vidas”, informa padre Crisanto Borges. Para a Igreja Católica, é no Natal que o verbo se “faz carne e habita entre todos nós”, celebrando o nascimento de Cristo, que veio na figura humana para mostrar à humanidade que não é preciso ter medo de Deus. A missa de Natal é uma das celebrações mais importantes do calendário religioso, por representar o nascimento de Cristo, e deve atrair vários fiéis para as igrejas de Mossoró.

Post cover
Image courtesy of "Jornal da Paraíba"

Como diferentes religiões celebram o Natal (Jornal da Paraíba)

Enquanto católicos, evangélicos e espíritas celebram o nascimento de Jesus, candomblecistas, judeus e mulçumanos têm seus próprios ritos.

A primeira é que o natal é festa cristã, uma data máxima que marca o nascimento de Jesus. Quando os cristãos celebram o Natal no dia 25 de dezembro, judeus de todo o mundo já comemoraram o Hanukkah, tradição conhecida como a ‘Festa das Luzes’. “A festa de Chanuká ocorreu no dia 25 de Kislêv de 3622, ano da Criação do Mundo no Calendário Judaico. O Chanuká já começou a partir do pôr do sol de ontem dia 18 de dezembro de 2022 que terminará no dia 26 de dezembro de 2022”. Celebramos o dia do natal, o dia do nascimento, no dia 25 de dezembro. Celebrar esse dia é celebrar o dia que Deus usou de toda misericórdia para assumir as nossas dores, a nossa carne, o nosso sofrimento, a nossa vida. Acredito não só por Jesus Cristo, que é de grande importância para o cristianismo, mas por tudo que colabora. Quem explica isso é o babalorixá e pai de santo, Caetano de Oyá: Que a gente celebre o senhor da vida, Jesus Cristo”. Em terceiro, repudiamos que o natal tenha se transformado uma festa de consumo, em que papai noel se tornou o centro, Jesus se tornou periférico e, às vezes, nem aparece mais. O tempo do natal, para a igreja católica, vai até 6 de janeiro, com a festa de Santos Reis, considerado o dia em que os três reis magos visitam Jesus. Os católicos também têm tradição de se reunirem na véspera de natal para jantarem em família.

Post cover
Image courtesy of "Jornal Extra"

Saudações de Natal, com axé de Candomblé (Jornal Extra)

(Feliz Natal para todos!) Ẹ kú ọ àjọyọ̀! (Boas festas!) Sob o ponto de vista dos historiadores, as origens das festas natalinas começaram na Roma antiga quando ...

Que sejamos livres para semear a semente do amor e da paz de Jesus Cristo e de Oxalá. (Feliz Natal para todos!) (Natal com Jesus e Oxalá)

Post cover
Image courtesy of "O Imparcial"

Religiosos celebram o Natal do Senhor | O Imparcial (O Imparcial)

Celebrações ocorrem desde a tarde do dia 24 e também no domingo, em paróquias, igrejas e comunidades religiosas do Maranhão.

No dia 25, a Missa do Natal do Senhor será em dois horários: às 10h e às 17h30. E o Natal do Senhor é o momento de estarmos mais perto d’Ele”, comenta a religiosa Ana Almeida Santos. O real significado do Natal refere-se a festejar a chegada do Salvador.

Post cover
Image courtesy of "F5 News"

Então é Natal! Veja como diferentes religiões encaram a data (F5 News)

Nesta véspera de Natal, milhões de cristãos se reúnem pelo Brasil e pelo mundo para celebrar o nascimento de Jesus Cristo.

O peru de Natal perde o protagonismo na mesa da festa. “Não podemos não fazer”, antecipou, sorridente. A gente passa dez horas, de noite até de manhã, cantando o hinário dele. “Sempre no Natal, a cerimônia que a gente faz é um trabalho que dura umas dez horas seguidas com uma hora e meia de intervalo. Júlio destaca que mensagens como não ao preconceito, incentivo à solidariedade e à imersão ao próprio interior são difundidas no Espiritismo neste período. Contudo, as tradicionais celebrações em família, com direito à decoração especial, troca de presentes e ceia, não são exclusivas dos adeptos ao Cristianismo.

Post cover
Image courtesy of "Jornal O São Paulo"

Por que existem quatro missas diferentes para celebrar o Natal do ... (Jornal O São Paulo)

Após a Páscoa da Ressurreição, esta é a maior solenidade do ano litúrgico, período por meio do qual a Igreja celebra os acontecimentos marcantes da história da ...

Em cada um desses dias, o cristão renova e anuncia ao mundo a alegria do nascimento de Deus Salvador. Nessa celebração, aprofunda-se o sentido teológico do nascimento de Jesus, expresso no prólogo do Evangelho segundo São João (1,1-18), que, ao invés de narrar a cronologia dos fatos da natividade, medita sobre o mistério da encarnação: Esta celebração deve acontecer ao nascer do sol, pois Jesus é o “sol nascente que nos veio visitar” e, assim como a luz que ilumina todos os espaços, a notícia do nascimento do Salvador se espalha. A celebração mais solene do Natal é a missa da Noite, que deve começar depois que o sol se pôs. Já a primeira leitura (Is 9,1-6) destaca: “O povo que andava na escuridão viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu”. No Natal, os cristãos celebram um dos mistérios centrais da sua vida, a encarnação da Filho de Deus, que assumiu a humanidade para salvar o seu povo.

Post cover
Image courtesy of "Acorda Cidade"

Conheça o significado do Natal para as diferentes religiões (Acorda Cidade)

Falar do menino Deus é falar da salvação da humanidade e redenção humana, é falar sobre a grande alegria e esperança que Jesus Cristo trouxe para todo nós. O ...

“Esse plano maior, grandioso, e de Deus, é esse sacrifício colocado na cruz, é o amor pregado. Na verdade, Deus é o idealizador do plano de resgate da humanidade”, contou. O Natal é explosão de sentido e luz no coração das pessoas. Aqui na Paróquia Imaculada Conceição no dia 24 a Noite Santa do Natal e o Dia Santo no dia 25. A história do presépio iniciou com São Francisco de Assis, que montou pela primeira vez um presépio, e a partir daí a espiritualidade do presépio é vivido a cada ano como celebração do menino Deus”, disse. Falar do menino Deus é falar da salvação da humanidade e redenção humana, é falar sobre a grande alegria e esperança que Jesus Cristo trouxe para todo nós. “O Natal é o nascimento do menino Deus. Jesus inclusive nos apresentou as bem-aventuranças e se nós tivermos condições de segui-las aqui na Terra nós podemos estar fazendo um grande processo de transformação interior e mais ainda, assim como ele que conseguiu mudar a história da humanidade, nós podemos mudar a nossa história. É um momento de reflexão, de oração, de pedir, de agradecer. É lógico que o dia 25 acaba tendo um simbolismo maior e esse significado faz com que a gente possa aproveitar esse período, ainda mais para compreendermos as propostas de Jesus para cada um de nós, seja individualmente, seja a nível de uma vivência coletiva. Também é uma data para que a gente possa refletir mais sobre a vida, questões de grande importância e valores que a cada dia mais precisam ser implantados em cada um de nós. No Brasil a data é celebrada no dia 25 de dezembro.

Post cover
Image courtesy of "Leiagora"

De Jesus Cristo a Papai Noel: o que é religião, o que é registro ... (Leiagora)

O nascimento de Jesus de Nazaré, aquele que é ungido, consagrado, o Cristo, tem grande importância mundial. A celebração do Natal é feriado em 149 dos 193 ...

Eu acredito que esse seja o maior legado do cristianismo pra história da humanidade, porque, mesmo nos momentos mais difíceis (a gente está assistindo guerra na Europa, muitas vezes divisão por causa das ideologias políticas), mas há um momento em que todo mundo resolve parar e quem une todo mundo é a figura de Jesus, é a solidariedade estampada no rosto do Papai Noel, dessa figura emblemática que copia a figura histórica de São Nicolau… Ele é padroeiro dos estudantes, padroeiro de comerciantes, padroeiros marinheiros e eu acredito que, ao longo da história, associaram essa figura de São Nicolau a esse homem que leva um saco de brinquedos, porque, pros comerciantes, é interessante fazer essa correlação, né? É um momento, sem dúvida, em que muitas pessoas estão passando necessidade e a gente se volta, nosso coração, o nosso pensamento, o nosso comportamento está mais voltado, mais aberto pra solidariedade E isso é muito positivo! E uma marca fazendo propaganda e marketing do seu produto, como é o caso da Coca-Cola, vai associar essa figura criada no final do século 19 à sua marca e aí vai explodir no mundo. Aristides Costa Neto - A cultura ocidental é marcada pelo Cristianismo desde o século quarto, com a conversão do imperador romano Constantino e todos os povos e europeus que se desenvolveram a partir daquele momento foram marcados, por essa crença, por essa religião e pela do nosso senhor Jesus Cristo do modo como ele é apresentado nos quatro evangelhos. Aristides Costa Neto - Essa é uma coisa interessante, porque Jesus tem uma história em que fica desaparecido por 30 anos, vivendo em Nazaré próximo a sua família, aos seus parentes, próximo de José, próximo de Maria, em alguns momentos há uma narrativa sobre as atividades dele, mas é aos 30 anos que ele emerge como uma figura pública. E é nesse momento que a figura de Papai Noel vai ganhando outras configurações e desenhos, inclusive essa história de um homem grande, barbudo, com barba branca, com saco de presente… O que se pode falar sobre essa data e a comparação com as festividades pagãs? Muita coisa se conta na região acerca dele, inclusive, por narrativas mitologizadas, mas de fato ele teve uma estima muito grande do povo, que cultivou a imagem dele falando do amor que ele tinha pelas crianças, a devoção por ‘Jesus Menino’, pela ‘Sagrada Família de Nazaré’ e ele acabou fazendo muitas coisas boas… Então, você tem essas narrativas, que são as comunidades reagindo ao desaparecimento de Jesus e falando sobre ele, sobre a sua vida, sobre a sua história, sobre os seus ensinamentos. A Bíblia, o Novo Testamento é ao mesmo tempo um livro sagrado e um registro histórico. Aristides Costa Neto - São as duas coisas ao mesmo tempo, porque foi a fé em Jesus Cristo que levou aos registros e às narrativas que você encontra, por exemplo, nos livros sagrados, que nós chamamos de evangelhos.

“Nascimento de Jesus não foi dia 25; por que o Natal é celebrado ... (TNH1)

Por Matheus Adami, no UOL: “A data real do nascimento de Jesus é alvo de polêmica em todo Natal. O evento é celebrado por cristãos em todo o mundo no dia 25 ...

Please try again in a few minutes. If the issue persist, please contact the site owner for further assistance. An action has triggered the service and blocked your request.

Post cover
Image courtesy of "Portal OCorreio"

Jesus nasceu entre setembro e outubro - Cachoeira do Sul e ... (Portal OCorreio)

Mais especificamente, a data de nascimento de Jesus. O evangelho confirma que seria durante o governo de Herodes, o Grande. Uma vez que o rei – com letra ...

Cairia no mês de Etanim – seria entre setembro e outubro. Com nove meses, Isabel deve ter dado a luz no mês de Nisã – que seria entre março e abril. O evangelho confirma que seria durante o governo de Herodes, o Grande. Em Lucas 1:5, 23-28 é dito que Isabel ficou grávida de João quando seu marido, Zacarias, ministrava no Templo como sacerdote. Mais especificamente, a data de nascimento de Jesus. Com isso, acaba não fazendo sentido a relação de pastores e rebanhos acampados à noite sobre as colinas da Judeia (Lucas 2:8) com a data do Natal.

Post cover
Image courtesy of "RDNEWS"

Líderes religiosos falam sobre a importância e o significado do ... (RDNEWS)

O padre Renan Cunha conta que Jesus nasce porque, apesar de o ser humano sempre buscar a Deus, devido à nossa natureza limitada, precisamos que Deus nos busque ...

Fransoize Magalhães, do Centro Espírita Wantuil de Freitas, admite que a data é mais especial que os outros dias do ano pela maior proximidade com o Menino Jesus. No dia 25, todos devem rezar o Pai-nosso e priorizar momentos de fraternidade entre os indivíduos. No ponto de vista dos evangélicos, a diferença marcante perante à Igreja Católica se dá na constante lembrança das promessas de Deus por meio dos profetas do Antigo Testamento. Além disso, a vinda de Jesus traz a possibilidade que Ele habite em cada coração por meio dos sacramentos, os quais só surgem com a vinda do Salvador. “O Natal, para os católicos, é uma resposta ao sentimento religioso que todo ser humano tem de ver a Deus, por isso existem várias religiões. O padre Renan Cunha conta que Jesus nasce porque, apesar de o ser humano sempre buscar a Deus, devido à nossa natureza limitada, precisamos que Deus nos busque primeiro.

Post cover
Image courtesy of "GNTC"

Como era o 'Natal' antes do nascimento de Jesus (GNTC)

No livro Religions of Rome, os historiadores Mary Beard e John North lembram que o período dedicado a celebrar o solstício era todo devotado a um deus — Mitra — ...

O renascer do sol na manhã ou a volta dos dias mais longos do ano após o solstício de inverno seriam sinais a animar a esperança dos seres humanos de que um Deus viria a iluminar suas vidas, assim como o sol sempre volta depois da noite", acrescenta ele. Só com o passar do tempo se assumiu a data do 25 de dezembro", conclui. Para o sociólogo Ribeiro Neto é preciso atentar para o fato de que "existe uma estratégia comunicativa bem conhecida e praticada na sociedade moderna, mas que sempre existiu". "O cristianismo incorporou uma efeméride de crenças anteriores e nesse sentido a gente comemora o Natal até hoje", prossegue. Foi aí que tivemos a fixação do que a gente chama de Natal. "Os antigos romanos celebram, na data, o solstício de inverno no hemisfério norte, a festa do Sol Invicto. "Assim, a identificação com o Deus Sol era bastante natural à mentalidade da época. Assim, a partir da segunda metade do século 3 há um profundo diálogo entre experiências religiosas e esse é um movimento interessantíssimo para o cristianismo", comenta Chevitarese. E temos algumas informações ali que não batem historicamente com aquilo que sabemos historicamente", explica o historiador, filósofo e teólogo Gerson Leite de Moraes, professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie. E era o que propiciaria a agricultura da nova safra, a alimentação do ano vindouro. Se Aureliano efetivou a comemoração ao Sol Invictus, é preciso lembrar de dois outros imperadores romanos que contribuiriam para a criação do Natal tal e qual conhecemos hoje. E mudanças de estações no ano agrícola sempre eram alegremente celebradas", diz o filósofo e teólogo Fernando Altemeyer Junior, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Post cover
Image courtesy of "G1"

Em que data Jesus nasceu de acordo com os evangelhos e como ... (G1)

Também é provável que, se o monge medieval encarregado de determinar a data de seu nascimento não tivesse calculado mal, estaríamos em 2026 agora.

É por isso que essa data é cristianizada e está determinado que o nascimento de Jesus foi em 25 de dezembro", explica Antonio Piñero. Antonio Piñero considera que, como os capítulos de Mateus e Lucas nos quais se fala da infância de Jesus são tão diferentes entre si, "a ponto de parecer que falam de duas pessoas diferentes", presumivelmente poderíamos considerar no que coincidem como suposto fato histórico. O solstício é no dia 21, "mas os antigos o celebravam no dia 25 porque era a data em que já se notava que o "sol invencível", ou seja, Zeus, estava vencendo as trevas. Nem mais nem menos que o solstício de inverno, momento em que os dias começam a ficar mais longos. "O nascimento de Jesus na religião cristã primitiva não tem importância porque a mensagem original é que Jesus morre pelos pecados da humanidade e ressuscita. O monge determinou que Jesus nasceu 753 anos após a fundação de Roma, anotando 754 como o ano 1 da era cristã. E os dois textos que falam do nascimento são os mais recentes, os de Mateus e Lucas". "Para o cristianismo primitivo, a chegada do Reino era muito iminente, então por que se preocupar? Por outro lado, o censo de Quirinus não faz sentido, e entende-se que Lucas o usou como desculpa para deslocar algumas pessoas que são de Nazaré, no norte de Israel, para Belém, que é onde o messias tem que nascer, mas nada mais. Como é que Paulo não contou nada sobre os primeiros anos de sua existência? Segundo seu relato, Maria e José, os pais de Jesus, tiveram que viajar da Galileia a Belém para poderem se registrar no censo. É impossível saber ao certo em que data Jesus de Nazaré nasceu.

Explore the last week